top of page

Arquitetura inteligente: que tal conhecer mais sobre esse universo e a tecnologia BIM?


Reduzir custos e impactos ambientais tem se tornado preocupações cada vez mais frequentes e buscadas pelos incorporadores, sendo certo que evitar erros de incompatibilidade nos projetos arquitetônicos e de infraestrutura devem ser minuciosamente observados por questões de segurança estrutural, possíveis danos e claro, otimização de recursos.

Ocupar novos espaços não é tarefa fácil, e se não houver planejamento, testagem e simulações adequadas de funcionalidade e assertividade nos projetos arquitetônicos se torna ainda mais complexo e caro. No entanto, a arquitetura inteligente aliada à tecnologia de ponta proporciona informações bastante decisivas e relevantes para este segmento.

Uma excelente opção é buscar uma consultoria que ofereça tecnologia BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações da Construção) que consiste em realizar a projeção antecipada do que será construído, prevendo possíveis danos e equívocos que possam acontecer no decorrer do projeto. É como implementar uma fase a mais durante o processo, sendo assim, examinando detalhadamente os protótipos da construção e indicar melhorias no projeto.

Além de antecipar essas informações, é possível oferecer ao cliente uma projeção de como será o comportamento dos edifícios em uma larga escala de tempo no que toca as questões referentes à iluminação, temperatura, acústica e estruturas que podem ser comprometidas por fatores como desgaste natural, por exemplo. A BIM possui aplicabilidade diversificada, podendo ser utilizada também em sistemas prediais, estruturais, de pré-construção e construção em realidade virtual com alta precisão e compatibilidade.

Esses estudos, que são bastante aprofundados e completos viabilizam o desenvolvimento de projetos mais seguros, organizados e bem estruturados para que os erros não cheguem até os clientes.

Quer saber mais sobre o que a SET Construção Virtual pode otimizar no seu projeto?

18 visualizações0 comentário
bottom of page